NATURAFRIG FAZ TESTAGEM EM MASSA PARA A COVID-19

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

Publicado em: 27/08/2020

O frigorífico Naturafrig conclui hoje (27) a testagem de todos os 900 colaboradores para a Covid-19, na Unidade Pirapozinho. Durante dois dias, os funcionários – que no momento estão em férias coletivas – compareceram à empresa para fazer os testes. O objetivo da testagem em massa é assegurar o retorno ao trabalho somente dos negativados no teste e afastar possíveis casos positivos por 14 dias ou até a devida liberação médica.

As férias coletivas começaram no dia 16 e prosseguem até o dia 31, e foram previstas no “Plano de Contingência para Prevenção de Contágio pelo Coronavírus” da empresa, assim como a testagem em massa nos dias 26 e 27 e outras medidas necessárias à prevenção, controle e redução dos riscos no trabalho. Essas ações já estavam sendo desenvolvidas pela empresa e estão contempladas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado, no dia 24, entre o frigorífico e o Ministério Público de Presidente Prudente.

“Desde o início da pandemia, a Naturafrig formou um comitê de contingência e o documento firmado com o Ministério Público atesta que sempre estivemos no caminho certo”, diz o médico do trabalho da empresa, Gustavo de Almeida Re. “A empresa elaborou e colocou em prática um rigoroso plano de ação, atendendo orientações e normas dos órgãos competentes, como os ministérios da Saúde, Agricultura e Trabalho”, expõe.

Ainda segundo o médico do trabalho, já em março a Naturafrig promoveu palestras de orientação e conscientização sobre a Covid-19, distribuiu máscaras e disponibilizou o álcool em gel a todos os colaboradores. As ações foram continuamente aprimoradas, com a demarcação de áreas para distanciamento entre os trabalhadores e monitoramento diário da saúde de todos os que entram em áreas da empresa, com aferição de temperatura e questionários para identificar possíveis sintomas compatíveis com a Covid-19.

“Investimos em uma cabine de desinfecção dos trabalhadores e adotamos rígidos protocolos para higienização das áreas internas e dos veículos que entram na Naturafrig, sempre utilizando produtos certificados para o combate à Covid-19. Também fomos aplicando os testes, nos casos pertinentes, além da testagem em massa que antecede o retorno das férias coletivas. Todo esse conjunto de ações tem o objetivo de tornar o nosso ambiente de trabalho mais seguro do que o ambiente externo da empresa”, enfatiza Almeida Re.

CASOS – Ao longo da pandemia, a Naturafrig registrou 30 casos positivos para a Covid-19 dentre os funcionários da Unidade Pirapozinho. Todos os colaboradores que apresentam sintomas compatíveis com a doença – positivados ou não – são afastados pelo período de segurança e orientados a fazer o isolamento corretamente. Nenhum dos casos confirmados evoluiu com gravidade e todos já receberam liberação médica.

en_US
en_US pt_BR